O fundo imobiliário Tellus Rio Bravo Renda Logística anunciou que, no dia 18 de agosto, finalizou a retomada do centro logístico localizado em Contagem, Minas Gerais, após a devolução das chaves pelos Correios.
Em comunicado, foi informado que a vistoria de saída ocorreu em conjunto com representantes da estatal, e o laudo técnico para reparação e reembolso está em fase final.
O fundo também mencionou que adotará medidas jurídicas para assegurar o recebimento dos valores devidos pela rescisão antecipada do contrato de locação.
A saída dos Correios encerra um conflito que teve início em outubro de 2024, quando foram detectados problemas estruturais no imóvel, levando à suspensão das atividades e interdições pela Defesa Civil.
Apesar das intervenções e liberação do imóvel em dezembro, a estatal não retornou às operações e, em março deste ano, decidiu rescindir o contrato, cumprindo o prazo de desocupação nesta semana.
Com o espaço disponível novamente, o fundo imobiliário está trabalhando em sua venda, destacando o alto padrão e localização estratégica do ativo, o que deve ajudar na nova colocação.
Financeiramente, a rescisão impactou o lastro de um certificado de recebíveis imobiliários, que agora inclui contratos com empresas como Braskem, Cromus, Sherwin, Ambev e Futura Tintas no novo portfólio de garantias.
Em relação ao desempenho do Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários, ele fechou a quarta-feira com uma queda de 0,18%, totalizando 3.422,70 pontos, o que representa o segundo recuo consecutivo.
Em agosto, o índice acumula perdas de 0,40%, enquanto no ano a valorização é de 9,83%.
Entre os destaques do último pregão, o XP Crédito Imobiliário liderou as altas com uma valorização de 1,61%, seguido pelo TG Ativo Real e VBI Prime Properties.
Por outro lado, o Gazit Malls FI Imobiliário teve a maior queda, com um recuo de 2,96%, seguido pelo Polo Recebíveis Imobiliários II e o Rio Bravo FOF.

