Tarifa de 50% dos EUA sobre suco de laranja brasileiro ameaça exportações e setor americano


A nova tarifa de 50% proposta pelo presidente dos Estados Unidos para produtos importados do Brasil representa uma grave ameaça ao setor exportador de suco de laranja, conforme afirmou Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR.

O setor foi pego de surpresa e está avaliando as consequências dessa decisão. Netto destacou que essa medida prejudica não apenas o Brasil, mas também a indústria de suco nos EUA, que depende do Brasil como seu principal fornecedor há muitos anos e que emprega um grande número de pessoas.

O Brasil, que é o maior produtor e exportador de suco de laranja no mundo, tem uma presença significativa no mercado americano, com 5,3 de cada dez copos consumidos nos EUA sendo feitos a partir de laranjas cultivadas em Minas Gerais e São Paulo.

Marcas conhecidas como Tropicana, Minute Maid e Simply Orange utilizam suco da região Sudeste do Brasil. A produção local dos EUA, principalmente da Flórida, atende apenas 18% da demanda interna.

No que diz respeito ao valor das importações, o Brasil foi responsável por 64,7% dos US$ 1,75 bilhão que os EUA importaram, enquanto o México capturou 29,6% desse mercado, com outros 45 países contribuindo com apenas 5,7%.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *