O fundo imobiliário Rio Bravo Oportunidades (RBOP11) firmou um novo contrato de locação para uma unidade no Edifício Bravo BH, localizado em Belo Horizonte (MG), o que resultou na diminuição da taxa de vacância do portfólio de 70,2% para 69,5%. O comunicado foi feito ao mercado na noite da última quarta-feira (23).
O inquilino é a Fundação Sagres, uma instituição focada em educação, cultura e informação, que ocupará uma área de 389 m² a partir de 1º de agosto, com um contrato de cinco anos e reajuste baseado na inflação (IPCA).
O espaço alugado corresponde ao conjunto 61 no 6º andar do edifício, e o fundo espera um impacto positivo em aproximadamente R$ 0,07 por cota no resultado mensal após o término do período de carência e descontos acordados, com garantias de locação através de seguro-fiança.
Em caso de rescisão antecipada, a locatária deve notificar com um mínimo de 180 dias de antecedência e será responsável pelos pagamentos até a devolução das chaves, além de enfrentar uma multa correspondente a três aluguéis proporcionais pelo tempo restante do contrato não cumprido, incluindo carência e descontos, todos atualizados pela inflação.
A nova locação, segundo a gestora, evidencia a qualidade e atratividade dos ativos do fundo, além de sua capacidade de gerar renda a longo prazo.
Na mesma data, o IFIX, que mede os fundos imobiliários negociados, caiu pelo sétimo dia consecutivo, fechando em 3.432,71 pontos, com uma queda de 0,24%, atingindo sua menor marca desde 23 de junho, acumulando uma retração de 1,47% em julho, mas ainda apresentando um crescimento de 10,15% ao longo do ano.
No último pregão, o Pátria Logística (PATL11) foi o destaque positivo, com alta de 1,79%, seguido por Átrio REIT Recebíveis Imobiliários (ARRI11) com 1,48% e Rio Bravo FOF (RBFF11) com 1,09%. Outras valorizações significativas foram do Life Capital Partners (LIFE11), que subiu 1,02%, e do Valora CRI Índice de Preço (VGIP11), que avançou 0,99%.
Em contraste, o Bluemacaw Logística (BLMG11) teve a maior perda, caindo 3,79%, seguido por Urca Prime Renda (URPR11) com queda de 2,03% e VBI REITS FOF (RVBI11), que recuou 1,68%. Outros que também apresentaram resultados negativos foram Devant Recebíveis Imobiliários (DEVA11) com uma baixa de 1,64% e Hedge Brasil Shopping (HGBS11), que terminou o dia com uma queda de 1,42%.

