Com a liberação da consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2025, os contribuintes estão recebendo notificações sobre o status da documentação enviada à Receita Federal.
Neste primeiro lote, serão devolvidos R$ 11 bilhões em 6,257 milhões de restituições, previstas para serem pagas no dia 30 de maio.
Aqueles que ainda não entregaram a declaração devem se apressar, pois o prazo termina na próxima sexta-feira (30). As mensagens que podem aparecer ao consultar o lote incluem “Em processamento” e “Em fila de restituição”, sendo que a restituição será disponibilizada apenas se não houver pendências de débito com a Receita ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
O status “Processada” indica que a análise ainda pode ser revista pela Administração Tributária. Outros status incluem “Com pendências”, “Em análise”, “Retificada”, “Cancelada”, “Tratamento manual”, “Não entregue” e “Recepcionada”.
A Receita também definiu prioridades para o recebimento das restituições, dando preferências a contribuintes mais velhos, com deficiência ou que tenham como principal fonte de renda o magistério, além daqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e escolheram receber via Pix.
As datas de pagamento das restituições estão programadas para 30/05, 30/06, 31/07, 29/08 e 30/09 de 2025, respectivamente.

