Novo ETF na B3: Acesso às Estratégias dos Bilionários
A proposta de um novo ETF, que será lançado amanhã na B3, permite que investidores se aproximem das estratégias de investimento dos bilionários, mesmo sem ter um patrimônio nesse nível.
A iniciativa da Buena Vista Capital apresenta o fundo RICO11, que se baseia no Bloomberg US Billionaires Investment Select Index e visa replicar as ações presentes nos portfólios dos maiores investidores do mundo.
Ao adquirir cotas desse ETF, os investidores terão acesso a um conjunto de 50 ações globais selecionadas com critérios tanto quantitativos quanto fundamentalistas, priorizando aspectos como geração de caixa e consistência dos resultados.
O investimento inicial para participar do RICO11 é de apenas R$ 30, com uma taxa de administração de 0,55% ao ano e uma alíquota de 15% sobre ganhos, que é aplicada apenas na hora da venda.
De acordo com Renato Nobile, gestor da Buena Vista Capital, o intuito é facilitar a entrada no mercado de ações internacionais, permitindo que qualquer investidor brasileiro, a partir de R$ 100, aproveite as mesmas oportunidades dos grandes bilionários, de forma acessível e com custos competitivos.
O índice que o fundo replica apresentou um retorno médio anual de 25,35% nos últimos cinco anos, superando o S&P 500 e o Ibovespa, e a carteira é ajustada automaticamente conforme as mudanças na composição do índice.

