A Motorola Solutions apresentou no final de julho os chamados “rótulos nutricionais de IA”, permitindo que os consumidores e interessados acessem informações detalhadas sobre os modelos de inteligência artificial disponibilizados pela empresa.
A nomenclatura se inspira na forma direta e transparente de leitura dos ingredientes em rótulos de produtos alimentícios. Perguntas como a finalidade do modelo, se é treinado com dados dos usuários, sua capacidade generativa e o tratamento dos dados são abordadas nesses rótulos.
O vice-presidente da Motorola para a América Latina, Elton Borgonovo, ressaltou que essa abordagem demonstra a visão da empresa de que inovação deve ser acompanhada de responsabilidade, especialmente em áreas críticas que impactam vidas.
No Brasil, a Motorola atende majoritariamente órgãos públicos de segurança e infraestrutura, oferecendo produtos como câmeras e soluções de cibersegurança, onde a confiança é fundamental.
Borgonovo acredita que essa iniciativa é pioneira e busca inspirar outras empresas de tecnologia a adotar práticas semelhantes de transparência, garantindo que os usuários e parceiros sejam bem informados sobre a utilização da IA.

