Nesta quinta-feira, o governo japonês revisou para baixo sua avaliação da economia global, destacando as incertezas relacionadas à política comercial dos Estados Unidos e expressando preocupação com os impactos das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.
No relatório econômico mensal de maio, foi a primeira vez em quase três anos que a avaliação da economia norte-americana também foi diminuída, com a constatação de uma desaceleração na expansão econômica.
O documento ressalta que a recuperação da economia global está perdendo força devido ao crescimento estagnado em várias regiões, em meio a incertezas sobre as políticas comerciais dos EUA, contradizendo a afirmação anterior de que a economia global estava se recuperando.
Em relação à economia do Japão, o governo manteve sua avaliação, afirmando que esta continua se recuperando de forma moderada, apesar das incertezas externas.
Enquanto o aumento dos empregos e da renda familiar contribui para essa recuperação, o relatório alerta que os riscos associados às tarifas dos EUA estão crescendo. Além disso, aponta que os aumentos contínuos nos preços podem afetar a confiança e o consumo das famílias, assim como as flutuações do mercado, que também devem ser monitoradas.

