Exportações de trigo ucraniano devem cair devido a mudanças nas políticas da UE e incertezas na colheita para 2025/26

As exportações de trigo ucraniano devem sofrer uma redução na temporada de julho a junho de 2025/26, em virtude de possíveis alterações nas políticas de importação da União Europeia, incertezas quanto à colheita e melhores previsões de safra nos países europeus que importam o produto, de acordo com análise da ASAP Agri divulgada na quinta-feira.

A previsão é de que as exportações diminuam para cerca de 15 milhões de toneladas métricas em 2025/26, frente a 16,2 milhões de toneladas em 2024/25.

Embora o governo ainda não tenha apresentado projeções para a colheita de trigo de 2025, a expectativa é de que uma avaliação seja feita no início de junho.

Tradicionalmente, a Ucrânia exporta trigo para nações do sul da Europa, mas as perspectivas para a nova temporada são incertas devido a mudanças na política comercial da UE que devem ocorrer em 5 de junho.

Desde a invasão da Rússia, a União Europeia suspendeu temporariamente tarifas e cotas sobre produtos agrícolas ucranianos, mas essas medidas estão previstas para expirar em junho.

Diplomatas da UE informaram que estão considerando um retorno ao acordo comercial vigente antes da guerra com a Ucrânia enquanto se negocia um novo acordo com Kiev.

Atualmente, a pesquisa indica que compradores europeus não estão realizando contratos para a nova safra de trigo da Ucrânia, que deverá estar disponível no mercado em meados do verão no Hemisfério Norte; as transações estão sendo predominantemente conduzidas por compradores do Oriente Médio e do Sudeste Asiático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *