China mantém taxas de juros de empréstimos constantes enquanto dados econômicos surpreendem positivamente

Nesta segunda-feira, as taxas referenciais de empréstimos na China foram mantidas inalteradas, como era esperado, após a divulgação de dados econômicos do segundo trimestre que surpreenderam positivamente.

Os indícios de uma economia robusta diminuíram a urgência para novas medidas de estímulo, embora especialistas acreditem que a continuidade da demanda interna fraca possa levar a algum alívio monetário ainda neste ano.

A taxa de empréstimo de um ano ficou em 3,0%, enquanto a de cinco anos permaneceu em 3,5%. Uma pesquisa com 20 analistas realizada na semana anterior indicou que todos esperavam a manutenção dessas taxas.

A maior parte dos empréstimos na China é baseada na taxa de um ano, enquanto a taxa de cinco anos influencia os custos das hipotecas.

A economia chinesa desacelerou menos do que o que era previsto, demonstrando resiliência frente às tarifas impostas pelos Estados Unidos, mas especialistas advertem que a fraqueza da demanda interna e os crescentes riscos no comércio global devem aumentar a pressão sobre o governo para adotar mais estímulos.

Paralelamente, a persistência da deflação também clama por um afrouxamento monetário adicional, com a deflação ao produtor alcançando os piores níveis em quase dois anos em junho, diante das incertezas criadas pela guerra comercial e pela fraqueza doméstica.

A atenção do mercado se voltará para a reunião do Politburo programada para este mês, que deverá influenciar a política econômica para o restante do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *