BCA Research aponta riscos fiscais e projete pessimismo para investimentos no Brasil até 2026

Embora muitos investidores vejam as eleições de 2026 como um possível divisor de águas para o Brasil, a BCA Research mantém uma perspectiva pessimista e afirma que “o Brasil não vale o risco”.

O principal motivo para essa avaliação negativa é a situação fiscal do país, que, segundo a análise, apresenta uma trajetória da dívida pública considerada “insustentável”.

Os especialistas da BCA argumentam que nem as discussões sobre reforma tributária entre o governo atual e o Congresso, nem a eventual eleição de um governo de direita conseguem estabilizar a dívida brasileira.

Eles alertam que o significativo déficit nas transações correntes fará com que a moeda nacional enfrente um desempenho inferior em relação a outras economias emergentes, não aproveitando a depreciação do dólar como outras moedas.

Além disso, a Selic elevada, atualmente em 15% ao ano e com expectativa de permanência em patamares altos, contribuirá para uma desaceleração ainda mais acentuada da economia.

A BCA projeta que o crescimento do PIB brasileiro deve desacelerar mais do que o mercado está prevendo nos próximos seis a nove meses, o que, unido ao aumento dos gastos públicos e à economia em desaceleração, poderá intensificar as incertezas em torno da relação entre a dívida e o PIB.

Assim, a BCA conclui que o Brasil e seu mercado financeiro tendem a ficar aquém de outros países emergentes, levando os analistas a não quererem assumir o risco de investir na bolsa brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *