Bank of America projeta cortes na taxa Selic e recomenda foco em ações de varejo e commodities até 2026

O Bank of America continua a prever cortes na taxa Selic ainda este ano. De acordo com os estrategistas da instituição, o Comitê de Política Monetária do Banco Central deve iniciar um ciclo de redução da taxa em dezembro, com uma diminuição de 0,50 ponto percentual, estabelecendo a Selic em 14,50% ao ano até o final de 2025.

Eles projetam ainda mais seis cortes de 0,50 ponto percentual cada, somados a um ajuste final de 0,50 ponto percentual no próximo ano, o que resultaria em uma taxa de 11,25% até dezembro de 2026. Os especialistas enfatizam que o mercado já considera algumas dessas reduções para o próximo ano e se posicionam de forma mais dovish do que a média do mercado, que projeta uma Selic de 12,70% até o final de 2026.

Depois de elevar a Selic para 15% ao ano em junho, devido a incertezas geopolíticas e a inflação, os diretores do Banco Central têm reforçado que os juros permanecerão elevados por um tempo prolongado.

Em relação à bolsa, o BofA mantém uma recomendação neutra, destacando que o Ibovespa se aproxima das médias históricas em termos de múltiplos e que incertezas sobre as eleições presidenciais de 2026 podem impactar uma visão mais otimista sobre as ações.

Os analistas também mencionam o risco de revisões para baixo do lucro por ação das empresas, especialmente se os cortes na taxa de juros não ocorrerem rapidamente, com um consenso de crescimento superior a 30% no lucro para o ano que vem, excluindo os bancos.

Diante desse cenário, os estrategistas preferem focar em investimentos domésticos e em commodities, destacando setores que se beneficiariam de juros mais baixos, embora considerem que as avaliações estão menos atraentes em comparação ao início do ano.

Entre as recomendações estão ações de empresas do varejo, como Lojas Renner e Hypera, além de B3, Equatorial, Multiplan, Mercado Livre, Copel, Sabesp, Hapvida, Embraer e JBS. Entre os grandes bancos, Itaú Unibanco e BTG Pactual se destacam como as preferências do banco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *