Nesta quarta-feira, 4 de junho, o Banco Central realiza o evento Conexão Pix em São Paulo, que marca a introdução do Pix Automático, com início das operações previsto para o dia 16.
O presidente da instituição, Gabriel Galípolo, fará a abertura do evento, que incluirá painéis que explicarão como a nova funcionalidade beneficiará as empresas e seu funcionamento, além de uma sessão demonstrativa.
O Pix Automático, que será disponibilizado por empresas de produtos e serviços sem custo para os consumidores, promete simplificar o agendamento de pagamentos recorrentes, competindo diretamente com cartões de crédito.
Serão aceitos pagamentos com frequência semanal, mensal, trimestral ou anual. O sistema de pagamentos já movimenta R$ 2 trilhões anualmente no Brasil, e a expectativa é que o Pix Automático impulsione ainda mais o uso de pagamentos instantâneos.
De acordo com um estudo da Ebanx, essa modalidade deve gerar US$ 30 bilhões em transações no comércio eletrônico nos primeiros dois anos, excluindo despesas como contas de água e luz.

