Aumento no preço do minério de ferro devido à suspensão da produção nas siderúrgicas chinesas por preocupações ambientais

O preço do minério de ferro teve um aumento após uma consultoria da China informar que várias siderúrgicas foram alertadas pelas autoridades sobre a necessidade de suspender temporariamente a produção no final deste mês por causa de preocupações com a poluição do ar.

Os contratos futuros do minério subiram até 1,6% em Singapura, após um crescimento de 2,1% na última semana. Segundo um relatório, algumas usinas localizadas no polo siderúrgico de Tangshan foram notificadas a interromper suas operações a partir de 25 de agosto para garantir a qualidade do ar durante um desfile militar em 3 de setembro na capital.

A interrupção da produção de aço foi considerada um fator positivo pelos mercados locais, uma vez que o aumento nos preços e margens de lucro do aço ajudou a aliviar a pressão sobre os custos elevadíssimos.

Desde o começo do ano, o minério de ferro apresentou uma leve valorização, impulsionada nas últimas semanas por uma ampla campanha na China contra a superprodução.

Enquanto isso, na Bolsa de Metais de Londres, os preços dos metais industriais tiveram comportamentos variados: o cobre caiu 0,3%, encerrando a US$ 9.731,50 por tonelada, o alumínio também teve uma queda e o níquel teve uma leve alta.

Além disso, as autoridades chinesas relaxaram algumas restrições às compras de imóveis em Pequim, o que pode potencialmente aumentar a demanda por imóveis na cidade e, consequentemente, por materiais siderúrgicos, uma vez que o setor imobiliário é uma importante fonte de demanda por minério de ferro. Embora os problemas financeiros enfrentados por esse setor tenham mantido os preços sob pressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *