A Americanas anunciou nesta segunda-feira (25) que seu Conselho de Administração elegeu Fernando Dias Soares para o cargo de CEO, com início em 1º de outubro de 2025.
Soares já ocupava a função de vice-presidente de operações desde setembro de 2024, tendo anteriormente liderado a Domino’s Pizza no Brasil e atuado na AB-Inbev.
Com sua eleição, o atual CEO, Leonardo Coelho, passará a fazer parte do Comitê Financeiro da companhia, enquanto continua a implementar o plano estratégico voltado para o crescimento, produtividade e rentabilidade.
Em declarações, Coelho afirmou que a transição, que estava prevista para 2026, foi antecipada devido ao avanço nas melhorias operacionais e destacou a maturidade alcançada pela equipe.
Soares, por sua vez, ressaltou sua intenção de acelerar a agenda de crescimento operacional, com foco em lojas, itens exclusivos e novos serviços como a emissão de certidões e um programa de fidelidade.
Fundada em 1929, a Americanas é uma das maiores varejistas do Brasil e enfrenta um processo de recuperação judicial desde 2023, após a revelação de uma fraude.
A empresa, que conta com acionistas de destaque, registrou um resultado Ebitda positivo em agosto de 2025, a primeira vez desde a descoberta da fraude, recuperando a rentabilidade das lojas, recomeçando a emissão de cartões e reduzindo seu prejuízo em 95%.
Para otimizar sua operação, a companhia fechou 101 lojas e está renegociando contratos de aluguel.

