Impacto da demissão de diretora do banco central dos EUA nos mercados globais e na inflação brasileira

Os mercados globais estão se adaptando à postura do presidente dos Estados Unidos, conforme demonstram os movimentos do dólar e dos principais índices de ações neste dia.

Com a decisão de demitir Lisa Cook, diretora do banco central, a moeda americana registrou uma leve desvalorização frente a outras moedas principais, com o índice que mede essa variação apresentando um recuo de 0,20%.

Embora tenha caído modestamente em relação ao euro e ao iene japonês, houve um pequeno fortalecimento contra algumas divisas de economias emergentes.

Nas bolsas nova-iorquinas, o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones apresentaram avanços, enquanto no Brasil, o Índice Ibovespa teve uma leve queda.

A demissão de Cook foi interpretada como uma estratégia de bravata, embora ela tenha afirmado que não se afastará e que pretende processar o governo.

O advogado dela destacou que a remoção só pode ocorrer por justa causa, lembrando a fragilidade da independência do banco central.

Enquanto isso, a recente deflação do índice IPCA-15 no Brasil, pela primeira vez em dois anos, gerou preocupações sobre a inflação de serviços, o que pode impactar as expectativas em relação a cortes nas taxas de juros.

Economistas notaram que as pressões inflacionárias e a situação do mercado de trabalho indicam que a antecipação de um ciclo de afrouxamento monetário pelo banco central pode não ser tão imediata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *