Nesta quarta-feira, a Vale anunciou a nomeação de Grazielle Parenti como vice-presidente executiva de Sustentabilidade, a partir de 7 de julho, em substituição a Camilla Lott, que ocupou a posição interinamente e retornará a suas funções anteriores.
Grazielle possui mais de 30 anos de experiência em Sustentabilidade, Relações Institucionais e Comunicação, tendo liderado importantes empresas como Syngenta, BRF, Mondelēz e Diageo. Ela é graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP e tem um MBA em Marketing.
A mineradora expressou sua gratidão a Camilla Lott pelo trabalho realizado, reconhecendo seu comprometimento com a agenda ambiental e de governança da empresa.
Recentemente, a Vale se destacou ao se tornar a primeira mineradora global e a primeira empresa brasileira a divulgar um relatório financeiro voluntário sobre sustentabilidade, seguindo standards internacionais que serão exigidos no Brasil a partir de 2027.
O CEO Gustavo Pimenta ressaltou a liderança da empresa em mineração sustentável e afirmou que estão prontos para avançar nesse movimento, comprometendo-se a reduzir em 33% as emissões absolutas até 2030, com base nos níveis de 2017, e a zerar as emissões líquidas dos escopos 1 e 2 até 2050.
Além disso, a empresa pretende cortar em 15% as emissões líquidas da cadeia de valor até 2035 e apoiar a meta da Organização Marítima Internacional de eliminar as emissões do transporte marítimo até 2050.
A Vale também se comprometeu a utilizar 100% de eletricidade renovável em todas as suas operações globais até 2030 e a aprimorar seu indicador de eficiência energética em 5% até o final da década.
O plano climático inclui ainda o desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas voltados para a descarbonização da cadeia do aço e a produção de metais de baixo carbono.

